Desenvolvido para rodar em plataforma Web, permite a manutenção de dados pela Internet/Intranet, inclusive com a utilização de redes wireless de tecnologia 3G.
O Informa® Web utiliza o Internet Explorer para cadastramento do acervo, manutenção de assinatura de periódicos e realização de empréstimos e reservas das publicações da biblioteca.
Esta nova plataforma dispensa a instalação do software nas estações de rede, facilitando a manutenção do sistema e diminuindo o custo do parque de máquinas, já que todo o processamento é feito pelo servidor IIS.
O Informa® Web está dividido nas seguintes rotinas:
• Controle de Aquisições
• Controle de Atos Jurídicos
• Controle de Empréstimos
• Controle de Períodicos
• Controle de Publicações
• Rotina de Vocabulário Sistematizado
Além das rotinas acima descritas, o Informa® Web conta, ainda, com o Módulo do Leitor da Biblioteca, descrito a seguir:
Informa® Web Módulo Leitor
Consulta de Aquisição
Permite que o usuário faça consultas às publicações em processo de aquisição e também permite o cadastramento de sugestões para aquisição de novas publicações.
Consulta de Empréstimos
Permite que o usuário faça consultas das publicações que estão em seu poder e verifique a data de devolução prevista das mesmas. Permite, também, que o usuário faça reservas e renovações, podendo consultar ainda sua posição na lista de reservas e cancelar suas reservas.
Consulta de Usuário
Permite que o usuário faça consultas do seu histórico de empréstimos e devoluções, sua situação na biblioteca no que diz respeito a multas e suspensões e troque sua senha junto à biblioteca.
Consulta de Publicações
Permite a consulta às publicações do acervo e exibe informações sobre sua disponibilidade para empréstimo.
Consulta de Periódicos
Permite a consulta aos títulos e fascículos dos periódicos existentes na biblioteca, exibindo a disponibilidade para empréstimo.
Consulta de Atos Jurídicos
Permite a consulta aos atos jurídicos (leis, decretos, votos, pronunciamentos, jurisprudências e pareceres) cadastrados no sistema, às suas alterações e revogações (alertas) e à sua movimentação.
Consulta de Vocabulário
Permite que o usuário faça consultas ao vocabulário hierarquizado.
Em todas as rotinas do Módulo do Leitor é possível imprimir, gravar ou enviar por e-mail os resultados das consultas.
Informa® Web Aplicativo de Autoatendimento
Aplicativo que permite que os leitores da Biblioteca realizem seus empréstimos sem a intervenção de um operador do software.
Requisitos Técnicos
Hardware
Máquinas Cliente
As máquinas deverão suportar a instalação dos seguintes softwares: Sistema Operacional Windows 2000 ou superior, Internet Explorer 6.0 ou superior, Adobe Acrobat Reader 5.0 ou superior
Servidor WEB
A configuração do Servidor Web deverá ser submetida à Modo Novo para análise a aprovação. Juntamente com a configuração deverá ser enviado um descritivo dos aplicativos que já rodam no IIS.
Servidor de Banco de Dados
De acordo com as especificações do fabricante do banco de dados.
Software
Máquinas Cliente
Sistema operacional Windows 2000 ou superior
Internet Explorer versão 6 ou superior
Adobe Acrobat Reader 5.0 ou superior
Microsoft Excel ou Lotus 123 para geração de gráficos (recomendado)
Servidor WEB
Sistema operacional Windows 2000 Server ou superior
Servidor Web Internet Information Services – IIS 5.0 ou superior
Plataforma de Rede
Compatível com os requisitos do Servidor Web e das Máquinas Cliente.
Gerenciador de Banco de Dados
Oracle 8i, 9i, 10g
Oracle Express 10g – Western European (versão gratuita)
Microsoft SQL Server 7.0, 2000, 2005, 2008
Microsoft SQL Server 2005 Express e 2008 Express (versão gratuita)
Interbase 6.5
FireBird 2.0
Comercialização
A Modo Novo oferece duas modalidades de comercialização do Informa® Web. Em ambas as modalidades, a comercialização é feita por rotina.
Cessão de Uso
Nesta modalidade, o cliente adquire licenças de uso do Informa® Web. A instalação do software, para a inclusão do acervo, é feita nos servidores e no banco de dados do cliente. Não há limite para o tamanho do acervo ou do banco de dados. A responsabilidade pela manutenção do banco de dados contendo o acervo é do cliente.
A instituição terá direito ao treinamento de utilização do sistema e suporte técnico, por telefone, fax, e-mail por 60 dias. As despesas com transporte aéreo e/ou terrestre e com hospedagem do instrutor designado para o treinamento e suporte técnico serão de responsabilidade da instituição.
Assinatura e Hospedagem
Nesta modalidade o cliente contrata uma assinatura mensal para utilização do software e hospedagem do banco de dados com o acervo.
A Modo Novo disponibiliza um endereço de Internet exclusivo para cadastramento do acervo. O banco de dados, contendo o acervo, é hospedado em servidores da Modo Novo especialmente preparados para este fim. O cliente não tem despesas com servidores, licenças de software de banco de dados e pessoal especializado de TI para manutenção das máquinas e do banco de dados.
Instalação e Treinamento
A instalação e o treinamento serão feitos nas dependências da instituição, ou em outro local designado, em data a ser agendada conforme conveniência de ambas as partes.
O treinamento de utilização do Informa® Web terá duração de um dia por rotina. Na aquisição completa do Software Informa® Web, o treinamento durará 5 dias. O treinamento será ministrado para até 10 (dez) pessoas.
Contrato de Suporte
Na comercialização por cessão de uso, a instituição poderá, a seu critério, firmar contrato de suporte com a Modo Novo por período mínimo 12 (doze) meses. Os usuários que possuem contrato de suporte contam com os seguintes benefícios: encaminhamento de sugestões de novas rotinas e funções para novas versões do sistema, que serão analisadas caso a caso; e recebimento de implementação de novas funções do Informa® Web e do Módulo do Leitor.
A Modo Novo se compromete a colocar à disposição da instituição, um profissional da área de sistemas ou documentação, para prestar suporte sobre dúvidas de utilização do sistema, problemas de operação e mensagens de erro apresentadas pelo software Informa® Web.
O suporte será dado via telefone com número 0800, fax ou e-mail, no horário compreendido entre 09:00 e 18:00h.